As emoções e os desafios do retorno


(Foto: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp)

Dois anos se passaram para que eu pudesse voltar. Rever os amigos, os colegas e os professores. Tudo parece ser tão novo como da primeira vez que estive aqui. Lembro do primeiro dia na Universidade, em que eu estava ansioso e com medo, sentia-me deslocado. Não sabia como seria, e nem tinha como saber.

Eu queria saber contar essa história. Não como nos jornais, como um conto que prendesse a atenção das pessoas e fosse contado em todos os lugares.


Eu queria poder escrever algo tão original que o motorista que dirige aquele ônibus amarelo lesse a minha história no jornal. E se identificasse. Tanto a ponto de lacrimejar e falar: “nossa, que história emocionante!” E, então, ele contaria para um passageiro, e depois telefonasse para a sua esposa e o filho para contar. Que todos para quem ele contasse se emocionassem muito e caíssem surpresos de vê-lo tão emotivo e empolgado. 


Ah! Que minha história fosse como amor de mãe  que ensina, cria, luta, que não desiste em sua vida entre lágrimas e dificuldades. E que seu prêmio fossem seus filhos felizes. 


Que um casal que estivesse distante há dois anos o namorado bastante melancólico com a namorada, a namorada bastante eufórica com o namorado , que esse casal fosse alcançado pela minha história nos corredores da faculdade. Ele leria para ela e, ela se sentiria expressa naquelas palavras. 


- “Há anos que me sinto assim”, diz a namorada, num estado de empatia profunda.

- “E como se sente agora?”, pergunta o amado. 

- “Estou me sentindo cansada. Desaprendi totalmente a sair de casa. Até o esforço de ter que interagir com outras pessoas está me deixando exausta.”


E quando alguém perguntar de onde tirei essa história linda [e triste], responderei que ela nasceu do que vivenciei. E da minha percepção de que algumas pessoas estão se sentindo esgotadas e que, em certa medida, perderam a habilidade de se comunicar umas com as outras.



Por Felipe Reis


Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.